Associação de Proteção ao Patrimônio Ambiental e Cultural Tororó Sana
O SANA
O Sana
O 6º (sexto) Distrito do Município de Macaé, denominado Sana, é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais da categoria de APA, criada pela Lei Municipal nº 2.172, de 30 de novembro de 2001 e, por esse motivo, passível de normas e critérios para visitação turística e ocupação; Considerando-se o artigo 2º da Lei Municipal nº 2.172/2001 que a Área de Proteção Ambiental - APA do Sana destina-se a proteger, conservar e melhorar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes; disciplinar, orientar e ordenar o processo de ocupação, visando à melhoria da qualidade de vida da população local e visitante, e também objetivando a proteção dos ecossistemas representativos na Região.
A bacia hidrográfica do córrego Peito do Pombo, apresenta como atrativos naturais de visitação turística os seguintes pontos: Cachoeira Escorrega, Cachoeira Mãe, Cachoeira Pai, Cachoeira Sete Quedas e a Pedra do Peito do Pombo, atrativo natural referência da Unidade de Conservação. Na bacia do córrego Alegre: a Cachoeira Andorinhas. A bacia do rio Sana tem a Cachoeira Fervedeira e o poço do Imbicame. A bacia do córrego São Bento, tem o Poço do São Bento, Cachoeira do Tamanduá e Cachoeira do Segredo. E a bacia hidrográfica do córrego da Boa Sorte, tendo como atrativo natural a Cachoeira da Boa Sorte.
História
Após ter sido atingido agressivamente pelos históricos ciclos econômicos do café, da banana e da pecuária, esse raro vestígio fragmentado de Mata Atlântica resistiu ao tempo, e abriga em suas matas abundantes, e raros exemplares de fauna e flora desse bioma tão importante e devastado.
Além de belas paisagens, clima agradável e cachoeiras, a APA do Sana também é uma importante bacia do rio Macaé, sendo assim cortada por quase toda sua extensão, pelo rio Sana e seus mais de quatorze córregos, que contribuem para o abastecimento de água na região. Além do fomento econômico, o Córrego Peito de Pombo, a partir do verão de 2015, passou a ter captação pública para abastecimento de consumo humano, o que é de extrema importância para a conservação e uso sustentável da bacia.
Cultura
A APA do Sana é conhecida como paraíso ecológico, polo cultural da região. Com visitação média anual, de oitenta a noventa mil pessoas, que se distribuem entre camping, pousadas, e casas alugadas por temporada. A grande maioria destes turistas buscando conhecer a culinária local e espaços de fomento da arte e entretenimento, como a Feira Artesanal CRIASANA. Um lugarejo que reúne dentre moradores e visitantes, grande número de artistas ligados a música, circo teatro e artesãos. Muito conhecida pelos forrós tradicionais de pé de serra, atrai visitantes apreciadores de shows e festivais, como o muito procurado Festival de Inverno SESC; e agrada imensamente àqueles que apreciam a cultura de caminhar pelas ruas, de forma descompromissada, como só se faz atualmente em cidades bem interioranas do nosso Brasil.
Atrativos Naturais – Pedra do Pombo
O Sana devido à naturais características físicas, abriga deslumbrantes paisagens ao longo de todo o seu território; dentre elas, a mais conhecida e procurada: A vista da Pedra do Peito de Pombo. Uma elevação rochosa, de aproximadamente 1.200 m. de altitude, que possibilita a impressionante visualização de toda serra até o mar, além de uma singular formação rochosa, que nos deixa no mínimo intrigados e deslumbrados com a caprichosa arte da natureza.