O Sana Tororó Face. Tororó Blogger. Tororó YouTube Tororó Sana

Produtos Quem somos Projetos o Sana Fale conosco filie-se Produtos Parceiros

Boletim Comunicação pelas Águas

Projetos

PROJETO RIO ESPERANÇA

O Projeto Rio Esperança é um instrumento de educação ambiental que visa trabalhar a mudança de paradigmas do indivíduo através de linguagem lúdica, neste caso o teatro, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar quanto aos conceitos ligados a produção e descarte de resíduos sólidos, resultantes das necessidades consumo de nossa sociedade, relacionando estes conceitos com as propostas já existentes de proteção, atravésda preservação e conservação dos recursos hídricos.

Como resultado das apresentações já realizadas em escolas públicas e nos espaços públicos da cidade de Macaé, os organizadores e demais envolvidos puderam perceber o quão é importante a conscientização ambiental, para crianças e jovens principalmente, a partir da interação e participação ativa do público. O impacto e a mobilização que a obra causou nas comunidade por onde passou é o queremos levar à todos os seguimentos da sociedade, levando a oportunidade de ter acesso de maneira leve e interativa aos conceitos sócio ambientais atuais.

SINOPSE
Peça de teatro, com duração aproximada de 60 minutos, escrita por Lucy Freitas, sobrinha de Dercy Gonçalves, com quem trabalhou durante muitos anos, como atriz e produtora. A obra aborda a preocupação e mobilização dos habitantes do Rio Esperança em encontrar uma forma para curar o rio que está doente por causa da poluição, colocando em pauta a agressão que a água e o meio ambiente sofrem em nosso planeta.

TEXTO RESUMIDO DA PEÇA
O rio Esperança está doente por excesso de poluição. Quando entra em crise começa a ficar “cheio”, com ânsia de vômito e fala tudo de trás para frente.
Tarumim é sua proteção divina, um ser encantado que está sempre perto do rio tentando ajuda-lo.
Os habitantes do rio Esperança são os peixes, dos quais uma parte têm consciência que o rio está doente e querem salvar a própria pele migrando para outro rio com suas famílias e a outra são os peixes contaminados, que não percebem o mal que os acometem, achando que tudo o que acontece é fruto do progresso, portanto uma coisa boa.
Ao ver esta situação Tarumim pede uma reunião do Conselho dos Encantados, seres que Deus confiou a proteção dos rios, das matas e do mar. Nesta reunião se conclui que o ser humano está tõ doente quanto o rio e que o único jeito é buscar conscientizá-lo.
Para tal empreitada Tarumim, o rio Esperança e os habitantes do rio terão que encontrar uma pessoa de coração puro e livre de ambições, pois só um ser humano com essas qualidades poderá escutar o clamor do rio e conscientizar à todos..
Após várias tentativas frustradas com lavanderias, pescadores, construtores, empresários e políticos, o contrato é conseguido com Ritinha, uma menina que sempre brinca na beira do rio.
Desta forma todos se conscientizam qua a água é um bem precioso e vital para todo ser vivo.

 

O teatro Rio Esperança, executado pela Associação Tororó Sana tem como elenco a seguinte composição:


Taynã Fontes - Interpretando o Rio Esperança

Daniel Charbel – Sonoplastia

Claudia Padilha - Personagem Tarumim

Gerusa Simões – Personagem o ser encantado

Morena Cavalcante – Personagem Ritinha

Andrea Albuquerque – Alma dos peixes e arte educadora

Jessica Denise - Alma dos peixes e arte educadora

Lucy Freitas - Texto

Maria Cristina Morais - Música

 

Mais fotos:

 

Copyright © 2015 TororoSana.Org, All Images Copyright 2015 VinteMaisTres.com . All rights reserved.

Filie-se